Você está visualizando atualmente Quem foi DR. FRITZ ?
Dr Fritz

Quem foi DR. FRITZ ?

Porque ele é tão famoso no ESPIRTISMO BRASILEIRO.

Cirurgias psíquicas, médiuns, médico alemão, espiritismo, primeira guerra mundial o que tudo isso tem em comum? Bom tudo isso está ligado a um homem em específico, um homem que junto com um médico desencarnado mudou a história da fé no Brasil, e estamos falando do médium Zé Arigó, conhecido como o primeiro médium brasileiro a incorporar o Dr. Fritz na década de 1950.

Já que estamos em 2022, nada mais justo que comecemos explicando quem foi Dr. Fritz e quem foi Zé Arigó, para assim facilitar o nosso processo de entendimento sobre grande acontecimento do espiritismo brasileiro.

Zé Arigó e Dr Fritz

Antes de qualquer coisa, tudo o que falaremos aqui sobre esse Dr. Fritz será mera teoria ou suposição porque não existe nenhuma prova física ou documental que esse médico existiu.

Adolph Fritz Frederick Yeperssoven teria nascido na Polônia entre 1860 e 1870 e levado pelos seus pais para viver na Alemanha ainda criança, formando médico pela universidade de Berlin e teria sido médico no front de batalha alemão, tendo a vir desencarnar no ano de 1918, quando seu hospital de campanha foi atingindo por uma bomba.

E tudo o que se sabe sobre o Dr. Fritz termina aqui, não se tem mais informações sobre esse médico, e nem se ele participou da primeira grande guerra, ou se ele realmente existiu.

Já, Zé Arigó esse com certeza existiu e ficou muito famoso na década de 1950, agora falaremos sobre o seu início no espiritismo e sua história como o médium que incorporou Dr. Fritz.

Seu verdadeiro nome é José Pedro de Freitas, nascido em Congonhas do Campo em 18 de outubro de 1921 e falecido em 11 de janeiro de 1971, num acidente de carro na rodovia BR-040 em Contagem, Minas Gerais.

Arigó nasceu em Congonhas do Campo numa fazenda, com mais sete irmãos, de família humilde, seus pais só conseguiram garantir que ele fosse alfabetizado, estudando somente até o terceiro ano do ensino fundamental, hoje ele seria classificado como analfabeto funcional, tem capacidade de ler e escrever coisas simples, mas sem compreensão para textos complexos.

Não vendo futuro em trabalhar no campo, aos 14 anos conseguiu um emprego na Companhia de Mineração de Ferro e Carvão onde ele trabalhou até 1942, lá ele ganhou o apelido de Arigó, uma gíria local para ingênuo, ganhou essa alcunha provavelmente por ter vivido isolado na fazenda com os pais e os irmãos e claro com tão pouca idade nada sabia da vida, e no meio de centenas de homens adultos e já muitos vividos, virou motivo de zombaria entre eles.

Saindo da companhia de mineração, ele prestou concurso público e se tornou servidor do INSS, onde ficou até o dia do acidente que findou sua vida.

Em 1946, quando completou 25 anos de idade, casou-se com sua prima, Arlete André e com ela teve seis filhos, e quatro anos depois de se casar, é que a sua vida começou a mudar, no sentido espiritual.

Arigó teve muitos biógrafos e segundo eles, a primeira experiência de mediunidade de Arigó aconteceu da seguinte forma.

Zé Arigó – espirita

Início de 1950, ele começa a ter dores de cabeça, com bastante frequência, sofrer de insônia e ter visões de uma luz muito brilhante, que vinha acompanhada de uma voz profunda e gutural incompreensível, Arigó naquele momento acreditava que estava perdendo a sanidade e pelos três anos seguintes Arigó peregrinou por toda a sorte de especialistas para tentar descobrir o que estava acontecendo com ele, sem obter respostas ou alívio para seus sintomas, ele chegou até a procurar a igreja católica, acreditando estar sofrendo de uma possessão demoníaca, já que os médicos não encontravam respostas para o que acontecia com ele.

Nisso Arigó entregou seu destino nas mão do padre da cidade, que tentou fazer alguns exorcismos, não encontramos documentos que indiquem se o padre pediu autorização do Vaticano para fazer os exorcismos e nem se ele era autorizado pela igreja para tal ato, mas no final de nada adiantou os exorcismos.

Esse sofrimento de achar que estava louco ou possuído durou três anos, até que um dia ele teve um sonho lucido, e esse sonho foi assim:

A voz voltou, mas dessa vez o seu dono apareceu, era um homem robusto, calvo vestindo roupas muito antigas e um avental branco, ele chefiava uma grande equipe médica, Arigó presenciava essa cirurgia como se estivesse na sala vendo a tudo.

O sonho se repetiu por muito tempo, sempre vivido e sempre a mesma cena, o mesmo paciente, Arigó já devia começar a achar que era um novo sintoma de sua possível loucura ou possessão.

Até que um dia algo mudou nesse sonho nítido, a figura robusta e calva se virou para Arigó e se apresentou, e dessa vez Arigó entendeu tudo o que aquele homem falava, mesmo não compreendendo o idioma.

“Meu nome é Adolf Fritz, sou alemão e médico, desencarnei em 1918 no campo de batalha na Alemanha, não pude terminar a minha missão aqui na terra e você foi escolhido para me ajudar.”

Arigó acordou desse sonho aos gritos e tão apavorado que saiu correndo até chegar à rua, com detalhe ele tinha o hábito de dormir nu, então já dá para imaginar como ele chegou na rua, seus familiares foram a traz e o trouxeram de volta para casa.

Segundo seus biógrafos passado algum tempo depois do sonho, Arigó não vendo saída, resolveu atender o chamado do alemão, e enquanto caminhava pela rua encontrou um amigo seu deficiente, que precisava de muletas para se locomover, segundo seus biógrafos Arigó tomou coragem foi até o amigo e ordenou que ele largasse as muletas e andasse, porque daquele momento em diante ele estava curado. O amigo soltou as muletas e andou, e partir desse dia em diante nunca mais precisou delas.

Procuramos qualquer informação sobre esse amigo de Zé Arigó que teria sido a sua primeira cura espiritual, mas não encontramos até o presente momento nenhuma informação sobre ele.

Mas o que tudo indica que a partir daquele momento, nascia ali Zé Arigó o médium cirurgião. Arigó abriu uma clínica em Congonhas do Campo, na rua Marechal Floriano, onde relatos afirmam que Arigó atendia em média 200 pessoas por dia, sem cobrar nada.

Mas não foi somente gente humilde e desenganada que Zé Arigó atendia, ele também ajudou pessoas poderosas na época, que passavam por problemas que o dinheiro não poderia resolver, e uma dessas pessoas era o candidato deputado federal Carlos Alberto Lucio Bittencourt que pertencia ao partido de Getúlio Vargas o PTB, o Carlos Alberto, tinha sido diagnosticado com câncer nos pulmões e orientado por seus oncologistas a ir para os EUA, para fazer uma cirurgia de emergência, a qual no Brasil não teria chances pela falta de recursos mesmo nos melhores hospitais do país, mas mesmo no exterior suas chances eram muito pequenas, e apesar de um diagnóstico desanimador e um pedido de cirurgia urgente, o candidato resolveu por a política e as ambições a frente da própria saúde e por um acaso da vida, foi fazer campanha em Congonhas do Campo, onde Zé Arigó, tinha a sua clinica de cura espiritual, o futuro deputado já conhecia Arigó, mas não como médium e sim como líder sindical, o gostava dele por sua carisma e capacidade de ganhar a atenção dos operários.

Vendo uma oportunidade de ganhar votos com o ex sindicalista, Carlos Alberto o convidou para um comício em Belo Horizonte com tudo pago, provavelmente pelo partido, mas o que nos interessa é o que veio a acontecer na noite em que eles se hospedaram, o relato a seguir é de Carlos Alberto Bittencourt.

Estava recolhido em meu leito, devido aos meu problemas de saúde, prestes a dormir percebi que a porta se abria e reconheci o vulto que adentrava como sendo Arigó, ele entrou e acendeu a luz, foi nesse momento em que vi em sua mão uma navalha, temendo por minha vida tentei me levantar, mas fui tomado por uma dormência que me fez cair adormecido sobre a cama e não vi mais nada até o dia seguinte. Quando acordei percebi que meu pijama estava cortado nas costas e sujo com sangue seco, tempos mais tarde, descobri em exames médicos que o câncer agressivo que tiraria minha vida já não existia mais.

Esse seria o seu primeiro paciente importante e de elevado prestígio social que falaria em favor de Arigó, para provar que ele era realmente um médium de cura, e falo isso porque Arigó com precisou de toda a ajuda possível quando o conselho regional de medicina o denunciou a polícia por exercício ilegal da medicina.

No ano de 1956 a Associação Médica de Minas Gerais, apresentou denuncia ao Ministério Publico acusando Zé Arigó de prática de curandeirismo, a denúncia foi aceita e Zé foi julgado e condenado a 15 meses de prisão, mas sendo réu primário conseguiu redução da pena para a metade e nem chegou a cumprir esses meses, pois recebeu indulto presidencial de Juscelino Kubitschek.

Zé Arigó – Preso

Porém em 1962 novamente foi preso na cidade de Conselheiro Lafaiete pela acusação de exercício ilegal da medicina, onde cumpriu uma pena de sete meses e dentro da cadeia continuou a pratica os atos que o levaram a prisão, segundo relatos curou vários detentos, o que elevou o seu prestígio entre a população  ao retornar a Congonhas do Campo.

Para a igreja Arigó era um herege a serviço do demônio, para a medicina um charlatão que se aproveitava da inocência e ignorância dos mais pobres, para os espiritas ele era um médium de cura, e para a NASA, sim você está lendo ou ouvindo corretamente, a Nasa acreditava que ele era um paranormal, um caso merecedor de atenção, tanto que enviou para o Brasil, no ano de 1963 o médico e cientista Dr. Andrija Puharich que junto com uma equipe formada por outros médicos e cientistas que pelos cinco anos seguintes, usando o que havia de mais moderno para a época, estudou as cirurgias espirituais de Arigó.

E quais foram as conclusões que a NASA chegou? Os cientistas chegaram as seguintes conclusões, nos cinco anos acompanhando o médium Arigó, não foi contatado nenhum artifício de ilusionismo ou fraude, também não foi possível entender como as cirurgias eram feitas mesmo estando presentes ao ato, e em ambiente controlado pelos cientistas, não foi possível descobrir como os pacientes passavam pelo processo sem anestesia e sem nenhuma dor ou sequela, além de que foi constatado que todos possuíam doenças reais e diagnosticadas por médicos.

Essa equipe viu muito e não conseguiu explicar quase nada, mas a NASA ainda não se dando por vencida ou satisfeita com os relatórios enviou no ano de 1968 enviou mais dois médicos para avaliar Zé Arigó, esses médicos eram os doutores Laurence John e P. Aile Breveter, da William Benk Psychic Foudation, esses doutores assistiram as cirurgias e acrescentaram ao relatório que as intervenções cirúrgicas de Arigó eram feitas sem nenhuma assepsia usando canivetes ou facas, e que a única explicação para que os pacientes saíssem de lá curados e sem nenhuma infecção ou sequela só explicável através da parapsicologia.

Depois desse aval da NASA, Arigó ganhou fama mundial, e Congonhas do Campo entrou para o mapa do turismo espiritual, pessoas do mundo todo iam em busca de ajuda e cura nas mãos de Arigó, além de pessoas vindas de todo o país, vinham pessoas de toda a América Latina, América do Norte e Europa, aliás a fama de Arigó chegou a tal ponto que linhas de ônibus de viagem saiam direto de Buenos Aires e Santiago do Chile para Congonhas do Campo, com saídas regulares e sempre lotadas.

COMO ERAM FEITAS ESSAS CIRURGIAS

Primeiro vamos dar uma breve explicação sobre o que é considerado como cirurgia espiritual.

Essas cirurgias podem ser feitas sem tocar o paciente nesse caso podem ser feitas de forma presencial ou a distância pela imposição das mãos e transferindo a energia curativa do médium para o enfermo, ou como no caso de Arigó a cirurgia é feita através de instrumentos comuns, como facas, canivetes, estiletes e qualquer outro item cortante.

No caso de Arigó, ele já chegou a usar uma faca velha e enferrujada, o que deixaria qualquer pessoa comum apavorada, imaginem então um médico que sabe a exata dimensão do estrago que um objeto enferrujado pode fazer num corte ou ferimento.

Cirurgia espiritual

Outra coisa que deixou os médicos intrigados é que Arigó fazia cortes extremamente pequenos em relação ao tamanho das incisões necessárias na época para fazer a mesma cirurgia, outro ponto que causou interesse na sociedade cientifica é que os corte feitos por Arigó, quase não sangravam mesmo quando eram profundos e que se o mesmo fosse feito em um centro cirúrgico verteria uma quantidade de sangue considerável.

Ainda existem alguns vídeos documentando as consultas e cirurgias de Arigó, nós analisamos esses vídeos e vamos descrevê-los aqui para vocês, esses vídeos ficaram apenas disponíveis no nosso site Paranoia S/A devido ao youtube classificá-lo como material sensível, e reduzir o alcance dessa publicação.

O primeiro vídeo que analisamos, gravado em Congonhas do Campo no posto médico da cidade, não conseguimos saber a data da gravação, mas podemos afirmar com certeza que a gravação é real e não existe a possibilidade de montagem.

A gravação recebe o título de “O cirurgião da faca enferrujada”, o que vemos nesse vídeo é um homem muito simples, de roupas simples, sem nenhuma ostentação, atendendo em um posto médico que tudo indica pela placa da entrada que divide espaço com a agência dos correios, o lugar humilde e apertado está lotado, de pessoas tão humildes quanto Arigó.

O vídeo não tem som e é de cor âmbar, uma tentativa na época de colorir a imagem, ou era preto e branco, mas película está tão velha que ficou dessa cor.

Um homem que parece assistente de Arigó mostra para a câmera os itens usados na cirurgia, um vidro pequeno de iodo e muitos chumaços de algodão e algo que nos parece algumas injeções com agulhas, não da precisar devido a péssima qualidade das imagens.

Arigó faz uso de um canivete velho para fazer cirurgias oculares, o coloca por baixo da pálpebra do olho do paciente e gira a lâmina da esquerda para a direita e faz movimentos de corte, algumas vezes deixa a lâmina presa a pálpebra da pessoa que esta “operando” e para falar com alguém que aparece no vídeo.

Arigó retira do olho de vários pacientes o que se assemelha a pele, a impressão que temos é que essas pessoas estão sendo operadas de catarata, sem nenhuma assepsia e nem instrumentos cirúrgicos esterilizados, não a sinal por parte dos operados de nenhum tipo de dor, ou sequela, aliás assim que a bizarra cirurgia acaba a pessoa sai ilesa como se nada demais tivesse acontecido e ainda plenamente curada.

Arigó também faz nesse mesmo vídeo várias cirurgias de retirada de lipoma, com o mesmo canivete enferrujado, num corte mínimo e sem sangramento ele retira um lipoma do ombro de um homem, e o faz com uma mão só, enquanto olha para o outro lado, não sabemos se ele queria provar algo com isso, para os pacientes que o aguardavam ou se estava se exibindo para a câmera.

QUEM SÃO OS MÉDIUNS QUE INCORPORARÃO DR. FRITZ

Arigó foi o primeiro mais não foi o único, ele abriu espaço para as cirurgias espirituais e após a sua morte num acidente de carro em janeiro de 1971 na rodovia BR 040, outros médiuns apareceram dizendo incorporar o médico alemão.

Encontramos uma mulher que diz incorporar o médico alemão, seu nome Eliane Gonçalves, nascida em Belo Horizonte, chegou a Sabará, Minas Gerais com 17 anos a médium afirma que tem manifestações de mediunidade desde os cinco anos de idade.

Eliane Gonçalves

Eliane Gonçalves

Eliane diz que um dia sentiu uma forte dor de cabeça e depois sentiu uma mão em seu braço direito e ouviu uma voz de um homem “eu preciso de sua força filha” ela identificou de imediato como sendo a voz do Dr. Fritz, Eliane aceitou o chamado e construiu em Sabará a fraternidade olhos da luz, que no início era uma humilde cabana e hoje com as doações se tornou um centro de atendimento.

Da mesma forma que aconteceu com Arigó, Eliane recebe pessoas de todo o país e do exterior em busca da cirurgias espirituais do Dr. Fritz, em média são atendidas duas mil pessoas por fim de semana.

Eliane conta com 45 tarefeiros que é como são chamados seus auxiliares, que se revezam para poder se alimentar e ir ao banheiro, os mesmos testemunham tudo o que acontece lá, inclusive que Fritz só deixa o corpo da médium só depois que o último paciente for embora, o que a leva a exaustão, enquanto está incorporada não sente nada, mas quando o espírito do Dr. vai embora ela sente muitas dores na coluna.

A médium Eliane relata que já sofreu ameaças e perseguições por fazer as curas espirituais, hoje ela está com 48 anos e a saúde debilitada, tendo seis hernias de disco e um tumor na coluna, e se recusa a operar na medicina convencional porque segundo ela, isso a obrigaria a ficar de repouso e atrapalharia a missão dada a ela pelo Dr. Fritz, devido aos seu delicado estado de saúde, as pessoas que buscam atendimento precisam ir ao site e ver os dias que ela vai conseguir atender.

E por um acaso encontramos outro médium que afirma incorporar Dr. Fritz e fazer cirurgias espirituais, esse médium se chama Kleber Aran e mora no município de Lauro de Freitas, Bahia.

Segundo o médium a primeira vez que ele sentiu a presença do Dr. Fritz foi em 11 de maio de 1997, no município de Anápolis em Goiás, quando visitava pacientes com hanseníase, Aran diz ter sentido um peso imenso sobre seus ombros que lhe fez expressar em voz alta, “meu deus o que foi isso” foi nesse momento que ele incorporou Dr. Fritz e começou a proferir palavras em alemão.

E o que vem a seguir foi para se dizer o mínimo impressionante, Aran incorporado pediu um bisturi, que não tinha no local, então ele pegou uma lapiseira e fez um furo no abdômen de um doente da clínica, em seguida enfiou o dedo dentro do buraco feito com a lapiseira e puxou um tumor, na sequência colocou o dedo sobre o buraco feito e esse se fechou, sem sangramento e sem dor para o assustado paciente.

Na sequência ele falou para as pessoas em volta:

– Fale que eu sou o Dr. Adolf Fritz e vou trabalhar com ele por 26 anos.

O médium Kleber Aran, teve medo e não queria ser o próximo médium a incorporar o Dr. Fritz, pois sabia que seus antecessores, tiveram fins trágicos, mas também estava ciente que não teria escolha após o chamado.

O médium Aran afirma que consegue e ver e conversar com Dr. Fritz e que ele é sempre muito sério, e que um dia teve coragem e perguntou se teria uma morte trágica igual aos outros médiuns, ele afirma que primeira vez viu Dr. Fritz sorrir e lhe dizer que ele teria os seus anos de vida que lhe restavam, quando terminasse a sua missão, ano que vem completa os 26 anos de serviço que ele tem que prestar para a espiritualidade e aí vamos saber se o Dr. Fritz, vai cumprir a sua promessa ou não.

Médium Edson Cavalcante Queiroz nascido em 23 de agosto de 1950 em Recife e falecido em 05 de outubro de 1991, assassinado pelo seu caseiro.

A principal diferença entre Edson e outros médiuns que incorporavam Dr. Fritz é que ele era médico ginecologista, e foi no ano de 1979, que o Dr. Edson Cavalcante veio a publico afirmar que incorporava o Dr. Fritz, nisso levamos a acreditar que até a data referida, o Dr. atendia apenas como um ginecologista formado e autorizado pelo conselho regional de medicina.

Edson Cavalcante Queiroz

Edson Cavalcante Queiroz

Igual a Arigó ele rapidamente ficou conhecido no país chegando até operar a cantora Alcione de um edema na garganta. Mas como todos os outros médiuns que foram perseguidos, para o Dr. Edson Queiroz não foi diferente, em 1983 o conselho federal de medicina do Ceara, entrou com uma ação de cassação do diploma de medicina do Dr. Queiroz, a acusação pratica ilegal da medicina, o processo entre cassação e apelação durou dois anos e terminou com a vitória do Dr. Edson Queiroz.

Mas seus infortúnios não pararam por aí, ele sofreu outro processo e a acusação foi prática de charlatanismo, e dessa vez seus algozes quase  tiveram sucesso,  mas isso não mudou em nada o ritmo de atendimentos do Dr. Queiroz.

Muitos médiuns pelo Brasil, falam que operam e atendem incorporando Dr. Fritz aqui fizemos apenas um breve resumo, nos estendo um pouco mais em Zé Arigó pelos seguintes fatos, ele foi o primeiro a incorporar o Dr. Fritz, e foi o único a ser estudado pela NASA, e foi o único a buscar conselhos sobre a sua missão na terra, com o maior nome do espiritismo no Brasil, Chico Xavier.

Agora a nossa opinião sobre tudo o que foi relatado aqui, não acreditamos que as pessoas aqui citadas nessa publicação tenham mentido, e nem tão pouco acreditamos que sofram de algum problema psicológico, pois a provas testemunhais e documentais, tanto por depoimentos por escrito, como gravações em vídeo, das cirurgias sendo feitas.

E qualquer um pode perguntar a qualquer médico se é possível fazer uma cirurgia com o paciente sem nenhuma sedação e sem quase ou nenhum sangramento em lugar não esterilizado e no caso de Arigó usando uma faca enferrujada, tendo cem por cento de êxito e nenhum paciente com sequelas ou infecções.

Nos da Paranormal Attack e da Paranoia S/A, pedimos apenas que você leia, assista ou nos ouça com seu coração e mente abertas, porque quanto mais vamos a fundo nessa história, mas ela se torna impossível e ao mesmo tempo  verídica.

Deixe seu comentário, e muito obrigado.

shopping

camiseta feminina

Camiseta Abdução

Camiseta Femina

chapéu ufo

Boné UFO

Boné com estampa ET

Este post tem 2 comentários

  1. Jaime Gil Bernardes

    Interessante que colocaram a foto do médium Mauro Vieira fazendo uma cirurgia incorporado do Dr. Fritz mas não citaram o nome dele.

    1. admin

      Olá! Obrigado pela observação. Nem sempre temos todas as informações…mas podemos melhorar com as contribuições…

Deixe um comentário