Olá, amigos da Paranormal Attack, hoje é dia de falar sobre alguns nomes que fizeram parte da grandiosa historia do ocultismo, talvez o nome de algum ocultista que você tenha como referencia em seus estudos não esteja aqui, mas não tem problema você pode lembrar a gente nos comentários.
Primeiro Lugar: Hermes Trimegisto, considerado o inventor do alfabeto e da escrita dos deuses no antigo Egito, ele também é considerado um profeta e um interprete da vontade dos deuses para os mortais.
Hermes é considerado o fundador da ciências ocultas, da magia, da alquimia e da astrologia e Hermes também foi o criador da filosofia oculta onde ele criou o hermetismo e as sete leis herméticas que segundo Hermes Trimegisto são responsáveis por manter a ordem no universo e na humanidade, vamos a elas.
1 – Lei do mentalismo: para Hermes o todo é mente e o universo é mental, e o que ele quer dizer com isso? Ele quer dizer que tudo o que existe é criação de uma mente é a responsável por toda a criação do universo e que a mente humana é uma extensão dessa mente superior que criou o todo.
2 – Lei da Correspondência: Vocês já devem ter ouvido essa frase “Tudo o que esta em cima é como o que esta em baixo, e o que esta em baixo é como o que esta em cima” muita gente acredita que ele estaria falando sobre a existência do céu e do inferno, mas a versão mais aceita é que a existência humana que seria o microcosmo é governada pela mesma força que criou o macrocosmo usando de regras universais para ambos os cosmos.
3 – Lei da Vibração: Na lei da vibração nada que existe no universo está parado tudo se move, tudo vibra, não importa se é matéria ou espirito tudo esta em movimento tendo a sua própria vibração.
Hermes fala que mesmo aquilo que parece solido e estático esta vibrando em suas partículas, e que isso vale para os pensamentos e a emoções, tudo tem a sua própria vibração.
4 – Lei da Polaridade: Trimegisto fala que tudo tem seu duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto, existe o bem e existe o mal, existe o positivo e o negativo, ambos se completam e um não pode existir sem o outro.
5 – Lei do Ritmo: Na lei do ritmo Trimegisto afirma que tudo tem fluxo e refluxo, tudo o que sobe tem que descer, a lei do ciclo novamente se refere ao universo que esta em constante movimento e segue os ciclos naturais de crescimento e declínio, avanço e recuo.
6 – Lei da Causa e Efeito: Essa Lei Hermes afirma que toda a causa tem efeito e todo o efeito tem sua causa, e o que Hermes quer dizer com isso? Ele quer dizer que no universo não existe casualidade, tudo o que você fizer terá a sua devida consequência, porque essa é a lei do universo.
7 – Lei do Gênero: Para Hermes Trimegisto o universo é regido pela lei do gênero de que existe apenas o masculino e o feminino e que o gênero esta em toda a criação indo fisico ao espiritual.
Hermes associava as qualidades de iniciativa, lógica assertividade e ação ao gênero masculino e as qualidades de receptividade, intuição, nutrição e criatividade ao gênero
feminino, deixando claro que essas leis foram escritas a milhares de anos e não devemos fazer anacronismo.
E pra finalizar eu vou falar sobre algumas obras de Hermes Trimegisto que são lidas e estudadas até os dias de hoje.
Corpus Hermético datada do século II depois de Cristo, fala sobre teologia, cosmologia, alquimia e espiritualidade.
Tábua de esmeraldas, é um tratado que trata da lei da correspondência, lembra do principio de como é em cima, assim também será em baixo, são os ensinamentos da transmutação do fisico e do espiritual.
Caibalion, esse livro ele explica em detalhes as sete leis herméticas que eu falei muito brevemente, que puder ler o livro vai ver que ele tem uma profundidade absurda sobre a filosofia oculta.
E pra fechar essa lista o livro Alquimia e Hermetismo, que é onde você vai ler sobre o aprimoramento da matéria e a famosa ideia da alquimia de transformar chumbo em ouro, ou a famosa pedra filosofal, lembrando sempre que isso trata não de ficar rico mas de buscar o conhecimento e o crescimento espiritual.
Nosso próximo ocultista é Paracelso, cujo o nome real é Philippus Aureulus Theophrastus Bombastus Von Hohenheim, vamos ficar com Paracelso é melhor pra todo mundo, nasceu em 17 de dezembro de 1493 na Suíça e ele foi médico, alquimista e filosofo e revolucionou a medicina em seu tempo.
E uma curiosidade sobre o nome que ele adotou Paracelso que significa superior a Celso, mas não qualquer Celso ele se sentia superior a Aulo Cornelio Celso médico romano do século um depois de Cristo, ou seja escolheu esse nome por pura vaidade e ainda pra se sobrepor a um homem que nem o pó dos ossos existia mais quando Paracelso nasceu, mas não é a vaidade dele que nos interessa e sim seu legado.
Paracelso é considerado o pai do que veio a ser a toxicologia moderna por transformar substancias como arsênio, ópio, mercúrio e enxofre em medicamentos, ele também escreveu tratados de ocultismo onde o universo o macrocosmo e o homem o microcosmo são discutidos a luz do ocultismo.
E agora os livros de Paracelso sobre ocultismo que é obrigação de todo aquele que estuda as artes ocultas de conhecer:
Opus Paramirum é um tratado sobre magia e alquimia, onde Paracelso discute a natureza das forças ocultas e suas aplicações na medicina.
Archidoxis Magica um livro sobre magia cerimonial e a utilização de símbolos e rituais para fins terapêuticos.
De Natura Rerum esse é uma obra sobre a natureza das coisas, onde Paracelso explora a relação entre o microcosmo ou seja o homem e o macrocosmo que é o universo. Volumem Paramirum esse é o ultimo livro a ser indicado e ele trata-se de um compendio de conhecimentos alquímicos e mágicos, abordando temas como a transmutação de metais e a pedra filosofal, aqui encerra a apresentação de Paracelso e agora vamos falar sobre aquele que a própria mãe o chamou de o filho da besta, Aleister Crowley.
Seu verdadeiro nome é Edward Alexander Crowley nascido em 12 de outubro de 1875 e falecido em 1 de dezembro de 1947, é considerado por muitos o maior ocultista britânico de seu tempo, fundador da Thelema, ele é conhecido até os dias de hoje como o mago Crowley titulo dado a ele por sua contribuição no ocultismo.
Crowley antes de fundar a Thelema ele participou de algumas da mais importante sociedades reservadas de seu tempo e elas foram A Ordem Hermética da Golden Dawn onde ele entrou em 1898 e teve como mentores Samuel Liddel MacGregor Mathers e Willian Butler Yats. Depois ele se uniu a Ordem Alpha e Omega que era uma ramificação da Golden Dawn que surgiu quando a ordem original se desfez.
De lá após algum tempo ele foi para a Stella Matutina que era outra ramificação da Golden Dawn que estava continuando os ensinamentos da ordem original.
Por fim ele entrou na O.T.O que é a sigla de Ordo Templi Orientis onde ele se tornou líder da sessão inglesa e posteriormente ele transformou a O.T.O. numa das maiores organizações ocultistas do século XX.
Todas essas ordens ajudaram a moldar o ocultista que foi Crowley, mas o divisor de aguas em sua vida aconteceu no ano de 1904 quando ele recebeu o texto Liber Al Vel Legis ou como é conhecido no Brasil o Livro da Lei, que segundo ele lhe foi transmitido por uma entidade chamada Aiwass durante um ritual realizado no Cairo.
E foi através desse livro que nasceu a Thelema e as suas três leis, que são:
Faze o que tu queres: pois a de ser tudo da lei, onde ele enfatiza a importância de seguir a própria e verdadeira vontade ou propósito.
Amor é a lei, amor sob vontade: essa lei é sobre a ideia de que o amor deve ser a base de todas as vontades e deve ser o verdadeiro guia de suas ações.
Todo homem e toda mulher é uma estrela: toda pessoa é única no universo e toda pessoa tem um papel, uma missão a desempenhar no universo e é dever de cada um de nós procurar o nosso papel a nossa missão no universo.
Para Crowley a Thelema é uma filosofia de vida, onde cada indivíduo tem lutar para preservar a sua liberdade individual e buscar se propósito de vida no universo.
E para fechar sobre esse importante ocultista do século XX temos que falar sobre os livros que você tem que ler se quer seguir no mundo do ocultismo, são eles:
O livro da lei: livro que dispensa comentários e é a base de toda a filosofia da Thelema. Magik teoria e pratica: nesse livro ele detalha todo o seu conhecimento sobre magia ritualística e seus princípios.
Confissões de Aleister Crowley: esse é essencial para se conhecer alem do mago, mas principalmente o homem que revolucionou o ocultismo no século XX.
The Equinox: esse ultimo livro é uma serie de publicações que Crowley fez ao longo da vida sobre alquimia, magia e ocultismo, vale muito a pena ler, e aqui fica uma pequena observação muitos livros importantes sobre magia, não existem na língua portuguesa, então se você quer se aprofundar mais no tema, é bom saber inglês ou começar a estudar.
Helena Petrovna Blavatsky nasceu em 1831 e faleceu em 1891 ela foi uma ocultista russa que deu inicio a sociedade teosófica ela nasceu no império russo que hoje é a Ucrânia, nos temos um video sobre ela aqui no canal contando a sua história, mas como esse video é sobre os grandes ocultistas da historia, eu não poderia deixa-la de fora.
Blavatsky fundou a sociedade Teosófica em 1875 com Henry Stell Olcott na cidade de Nova Yorque e essa sociedade tinha como objetivo promover a fraternidade universal e investigar as leis da natureza e os poderes sobrenaturais do homem.
Essa sociedade se espalhou por 60 países incluindo o Brasil e se você tem interesse em se aprofundar entre no site sociedadetesofica.org.br e saiba mais.
Agora pra fechar esse video algumas leituras obrigatórias para quem quer entender a teosofia e conhecer mais Helena Blavatsky:
Isis revelada, esse livro escrito no ano de 1877 é uma das obras mais conhecidas dela onde ela o esoterismo, a ciência e a religião.
A doutrina secreta, considerado a sua obra prima do oculto onde ela aborda a evolução do universo e a natureza do espirito humano.
A chave da teosofia é um livro escrito em 1889 e ele é um guai introdutório para as praticas e princípios da teosofia escrito no formato de perguntas e respostas.
A voz do silencio é o livro que fecha a lista, escrito em 1889 é um livro filosófico e considerado o livro mais bonito que Helena Blavatsky escreveu em vida.
Fico por aqui eu sei que muita gente ficou de fora, mas se esse video tiver um bom resultado eu posso dar continuidade e trazer outros grandes ocultistas de nossa historia e suas respectivas obras.
Não esqueça de deixar o seu like, se inscrever no canal, comentar e compartilhar esse video, e até a próxima.