Você está visualizando atualmente O macabro hábito de fotografar os mortos
A morte registrada

O macabro hábito de fotografar os mortos

Nos dias de hoje, o que você pensaria se visse alguém fotografando um parente ou um filho, esposa ou marido todos muito bem arrumados, numa bela pose, porém com um pequeno detalhe, essas pessoas estão mortas.

Isso mesmo, estão fotografando os mortos, o que você faria, ou pensaria, que é loucura, fetiche bizarro, chamaria um médico ou a polícia.

Mas se eu te contar que houve um tempo que isso era comum, muito aceito pela sociedade e até mesmo esperado pela família e amigos, do finado.

Esse tempo se chama Era Vitoriana, que durou de 1837 a 1901, nesse período era comum se fazer uma foto do falecido, porque primeiro fotografia naquela época era caro, e só os mais abastados poderiam pagar por uma foto, simplesmente pelo desejo de ter uma.

E numa época em que você ia dessa para a melhor muito fácil, e aqueles bichinhos microscópicos que não podemos citar aqui no canal devido a restrições, corriam soltos naquela época, mandando uma infinidade de pessoas para o outro lado.

Essa facilidade em dar tchau na vida, fazia com que as famílias se preocupassem em ter uma lembrança daqueles que se foram, e isso era possível em fotografia, era uma maneira mesmo que mórbida de ter aquela pessoa querida sempre com você.

E como se não fosse estranho demais, ainda tinha mais uma coisinha, era muito chique na época que as mulheres fossem extremamente magras e pálidas e como muitas iam por causa da tubercu vocês deduzem o resto, essa aparência era fácil por causa da tubercu…  então elas acabavam não se tratando porque se sentiam atraentes, e os tratamentos eram pouco eficazes na época, o que contribuía para essa loucura.

E as fotos eram feitas de todas as maneiras possíveis, a pessoa sozinha, ou com a família toda reunida, ou no caso dos pequenos no colo da mãe.

Havia fotógrafos especializados nesse tipo de fotografia, eles traziam consigo todo o aparato necessário para que ocorresse a foto ao gosto da família, ia desde maquiagem para pintar olhos sobre as pálpebras quando não era possível mantê-los abertos, e até estruturas de madeira para manter o falecido sentado num banco ou numa cadeira, ou até mesmo em pé, conforme o desejo da família.

E com a evolução das técnicas de fotografia, que lhe causou um considerável barateamento, proporcionou que esse mórbido abito, pudesse sair da Inglaterra e se expandisse por toda a Europa.

E você o que acha disso, se vivesse naquela época teria coragem de fazer uma foto dessas para ter de lembrança.

Se gostou, compartilha, se inscreve no canal.

Se quer saber mais sobre o assunto, acesse os links para aquisição de livros na Amazon.

E participe do nosso Instagram para que você sempre saiba das novidades antes de todos.

E participe do nosso grupo no Telegram(https://t.me/+0fTtiWES75FiYTdh), lá você pode opinar por novas pautas para o canal e deixar perguntas para os nossos convidados.

foto moça sentada com estrutura de madeira nas costas.
Gêmeos o da direita está morto
Irmãos posando com a irmã caçula morta, usando cavalete para mantê-la em pé
Bebê com os olhos pintados
casal posa com filha morta

Deixe um comentário