Você está visualizando atualmente A História das Cartas do Tarot
O Oráculo do Tarot

A História das Cartas do Tarot

“Estrada real para a sabedoria”

As cartas de Tarot são um meio de adivinhação muito popular. Elas são parte de jogos de cartas, além de serem usadas para profecia. Acompanhe e veja a história deste famoso oráculo aqui.

Acredita-se que a palavra “tarot” teve sua origem na palavra Árabe “turuq”, que significa ‘quatro caminhos’. As cartas de tarot consistem em vinte e um trunfos, o bobo, e uma carta extra por naipe, junto com o naipe usual das cartas de baralho. São usadas em muitos lugares da Europa para jogos de cartas e com propósitos de adivinhação. O primeiro uso das cartas de tarot data do século XIV. A popularidade destas cartas para adivinhar o futuro é antiga e já vem de alguns séculos atrás. A história das Cartas de Tarot descreve sua evolução dos baralhos antigos para os diferentes tipos de baralhos de hoje.

Cartas de Tarot, que seriam uma forma primitiva do jogo de baralho que conhecemos hoje, chegaram à Europa no século XIV. Feliciano Busi descreveu estas cartas como sendo “de Sarraceno” ou Arábia. Lá atrás, elas eram usadas para jogar um jogo chamado tarocchi. Algumas teorias sugerem que as cartas foram criadas entre 1410 a 1430, em Milão, Ferrara, ou Bolonha, no norte da Itália e que, alguns trunfos foram adicionados mais tarde aos naipes. Essas novas cartas eram conhecidas como as cartas trunfo. Elas começaram a ser usadas para um jogo parecido com o jogo ponte. O jogo de trunfos ganhou popularidade nas regiões norte da Itália e no leste da França. As cartas passaram por certas mudanças nas figuras e símbolos. Elas logo se tornaram populares na Sicília, Áustria e Alemanha. Esse tipo de carta de tarot, existe na forma de quinze jogos de baralhos fragmentados e pintados no século XV pelas autoridades de Milão.

Tarô de Marselha da Editora Grimaud


Após centenas de anos, pessoas que acreditavam no oculto começaram a considerar as cartas de tarot como sendo meios de adivinhação. Os franceses e os ingleses ficaram fascinados pelo simbolismo místico das cartas. Isso as levou a serem usadas como ferramentas de adivinhação.

A maioria dos governos civis daqueles tempos tinham banido o uso de cartas de baralho, mas as cartas de tarot foram uma exceção. Isso deixa evidente a aceitação geral destas cartas.

Nos tempos antigos, a produção em massa de cartas de tarot não era possível. Elas costumavam ser pintadas à mão. Com a invenção da impressora, elas passaram a ser produzidas em larga escala. Antoine Court, um ex pastor protestante, iniciou a interpretação do tarot. Em 1781, ele escreveu uma história especulativa descrevendo o uso das cartas para adivinhação. Os ciganos estavam entre os primeiros povos a usar as cartas com o objetivo de adivinhação.

Alliette, um ocultista francês, publicou o conceito do uso das cartas de tarot para revelar o oculto. Ele desenhou o primeiro baralho de tarot. Seu desenho consistia de uma adição de atribuições astrológicas e alguns padrões egípcios às cartas. Ele também adicionou um significado divino ao texto nas cartas.


Nos séculos XVIII e XIX, os místicos e ocultistas começaram a usar as cartas de tarot. Esse uso começou após a publicação de um estudo sobre simbolismo religioso, feito por um clérigo suíço chamado Antoine Court de Gebelin. Ele proclamou o nome ‘tarot’ como originado da palavra egípcia ‘tar’, que significava ‘real’ e ‘ro’, significando ‘estrada’. Ele então, sugeriu que a palavra tarot significava a “estrada real para a sabedoria”.

O Tarot Cavaleiro de Espadas foi publicado. Ele substituiu os desenhos tradicionais com retratos de cenas simbólicas. Esse baralho se mantém popular até hoje nos países de língua inglesa. O uso das cartas de Tarot abriu caminho para a criação do baralho das cartas do Oráculo, que contém imagens de anjos, deusas e animais poderosos, e são usadas para adivinhação.

Cartas de tarot encontram uso em jogos de cartas e são, popularmente, consideradas meios para se compreender o destino de alguém. As figuras e símbolos destas cartas são associadas a certos acontecimentos no futuro. Existe uma variedade de desenhos nas cartas de tarot. O surgimento dessas cartas como forma de adivinhação foi um resultado da curiosidade do homem em descobrir o futuro escondido. A história dessas cartas é um testemunho da tendência humana para saber coisas que ainda não aconteceram. Sua popularidade itera o fato de que nós estamos sempre em busca de maneiras de revelar mistérios.

As Cartas do Tarot – Arcanos Maiores

01. O Mago:
Este Arcano significa a força Impulsora humana, simboliza o começo, o Mago traz em sua mesa as ferramentas necessárias para a evolução, é a carta que mostra ação, sua movimentação no jogo é rápida. Frase: ?Tenho tudo para construir um futuro?. Planeta: Mercúrio.

02. A Sacerdotisa:
A Sacerdotisa vem quietar sem movimentos demonstrando possuir muito conhecimento espiritual, porém guarda a sete chaves, gosta de se apresentar como uma

03. A Imperatriz:
É a beleza personificada, a grande Mãe Gaya que vem orientar seus filhos no caminho do progresso. Portadora de sabedoria e de encantos, simboliza o belo. Planeta/ Astrologia: Vênus.

04. O Imperador:
Vim para estabilizar, sou aquele que estrutura, a matéria, não sou muito de falar e me mostro um tanto frio, se eu aparecer em seu jogo trago a firmeza que necessita. Simboliza: Estrutura, estabilidade, Pai. Planeta/ Astrologia: Áries.

05. O Papa:
Se eu aparecer em seu jogo saiba que sou aquele que vem trazer a fé, gosto de me comunicar e de deixar transparente a situação, sou o arcano da tradição, simboliza: fé, autoridade e diplomacia. Planeta/ Astrologia: Touro.

06. Os Enamorados:

Estou sempre em dúvida de qual caminho a seguir, mas se eu aparecer em seu jogo dou o amor que tanto almeja, simboliza: dúvida, amor. Planeta/ Astrologia: Gêmeos.

07. O Carro:
Sou rápido e me movimento a frente dos obstáculos. Assuma o controle da direção e iremos longe, se eu sair em seu jogo dou a alegria da vitória. Planeta/ Astrologia: Câncer.

08. A Força:
Os obstáculos são fichinha, tenho uma capacidade de resiliência notável, não me subestime, vim despertar a sua força interna. Simboliza: força Interna, resiliência. Planeta/ Astrologia: Leão.

09. O Eremita:
Sabe aquele velho sábio? Sou ele mesmo. Possuo a sabedoria da experiência, gosto de me manter isolado, sou um tanto chato socialmente, não tolero mentiras e falsidades. Simboliza: Sabedoria, isolamento, Introspecção. Planeta / Astrologia: Virgem.

10. A Roda da Fortuna:
Não gosto de nada estagnado, estou sempre movendo o destino e o livre arbítrio, se eu aparecer em seu jogo saiba que eu vou resgatar algo do passado para o presente ou até mesmo alavancar para o futuro. Simboliza: Mudanças, movimentação altos e baixos. Planeta/ Astrologia: Júpiter.

11. A Justiça:

Sou a personificação da lei de causa e efeito, sou justa por natureza, se aparecer em seu jogo venho com a consciência, sou o equilíbrio do signo de Libra. Simboliza: equilíbrio, consciência. Planeta/ Astrologia: Libra.

12. O Enforcado:
Estou sempre me sacrificando para os outros, quando apareço no jogo venho te dizer para parar e observar o que está a sua volta. Simboliza: Sacrifício, energia negativa, estagnação. Planeta/ Astrologia: Netuno.

13. A Morte:
Tudo é um ciclo, sou a responsável por sinalizar que etapa que está este ciclo. Me movimento rápido e transformo o que vejo a minha frente. Simboliza: Mudanças,

14. A Temperança:
Recebo tantos nomes como anjo, querubins, enfim…, sou a personificação da calma e do Plano Astral, simboliza: espiritualidade, calma, virtudes. Planeta/ Astrologia: Sagitário.

15. O Diabo:
Sou a personificação do humano, com suas imperfeições e seus desejos, gosto de excessos e de não nego meu lado de luxúria, se me enfrentar vai ter briga. Simboliza: Brigas, obsessão, luxúria. Planeta/ Astrologia: Capricórnio.

16. A Torre:
Está na hora de parar. Se eu aparecer no jogo vou pedir que pare, que reveja o que está fazendo, porque está pisando em ovos. Simboliza: Desmoronamento, queda. Planeta/ Astrologia: Marte. Número 16.

17. A Estrela:
Sou aquela que te diz: ?a esperança é a última que morre?, eu acredito muito em você sou seus talentos e o seu guia espiritual. Simboliza: esperança, espiritualidade. Planeta/ Astrologia: Aquário.

18. A Lua:
Choro e não nego, se eu aparecer venho te dizer que as coisas e as situações não estão nada bem, sou uma energia receptiva e feminina, se tocar o dedo na ferida vou sentir e muito. Simboliza: Dor, mágoas, magia. Planeta/ Astrologia: Lua.

19. O Sol:
Ilumino o seu trajeto, sou aquele que traz a vitória e a positividade, energia negativa passa longe de mim. Simboliza: vitória, sucesso, Luz. Planeta/ Astrologia: Sol.


20. O Julgamento:
?Sim sim, não não ?se apareço no seu jogo vou cobrar de você seu posicionamento, está na hora de assumir as consequências de suas escolhas, e não adianta querer colher o que nunca plantou. Simboliza: consequências, decisão. Planeta/ Astrologia: Plutão.

21. O Mundo:
Trago um pouquinho de todos os demais arcanos, já passei por todos eles e se eu aparecer em seu jogo apresenta a realização e a felicidade. Simboliza: realização, experiência. Planeta/Astrologia: Saturno.

22 ou 0. O louco:
Sou como o vento: livre, leve e solto. Trago o impulso para me jogar no trajeto até o mundo, sou a criança interior que está dentro de você. Simboliza: Inocência, impulso. Planeta/ Astrologia: Urano

Deixe um comentário