Você está visualizando atualmente O que José do Egito bíblico, Joana D’arc e os Mamonas Assassinas tem em comum?
Sonho premonitório

O que José do Egito bíblico, Joana D’arc e os Mamonas Assassinas tem em comum?

Sonhos premonitórios, isso mesmo que vocês estão ouvindo e eu vou explicar agora.

Em março de 2022, a morte trágica de todos os integrantes da banda Mamonas Assassinas completou 26 anos. Imenso sucesso nacional, o grupo estava a caminho de São Paulo quando o jatinho que se encontravam se chocou contra a serra da Cantareira.

Doze horas antes do acidente, o tecladista Júlio Rasec revelou em um vídeo a sua premonição:

“Essa noite eu sonhei com um negócio assim…. Parecia que o avião caia, eu não sei”

Sonho de Júlio Rasec

O que veio a seguir, infelizmente todos nós já sabemos.

E José do Egito como foi:

O Faraó Maaibre Sheshi I, teve um sonho premonitório famoso que ficou documentado na bíblia e teve sua interpretação por José, primeiro filho de Raquel esposa preferida de Jacó, que foi vendido como escravo para os egípcios por seus irmãos por causa do ciúmes que tinham dele, e logo caiu nas graças do Faraó por sua facilidade em interpretar sonhos premonitórios.

Brincadeira? Coincidência? O que tem de científico ou paranormal no que chamamos de sonhos premonitórios.

Nos acompanhe e descubra conosco e forme sua própria opinião. Mas antes eu peço que você deixe seu like, compartilhe e se ainda não é inscrito no canal, se inscreva e ative as notificações.

Premonição e pressentimento: qual a diferença?

Premonição é a sensação de ver ou saber exatamente o que pode acontecer no futuro. Por outro lado, o pressentimento é um sentido vago de que está para acontecer, mas você realmente não sabe o que é, muitas pessoas dizem que muitas vezes sentem ambos.

Esses fenômenos pressentimentos e premonições, fazem parte de nossa intuição ou sexto sentido, eles tendem a aparecer sem qualquer aviso, simplesmente acontecem sem qualquer aviso.

Por exemplo, você pode ter uma necessidade repentina de mudar a sua rota usual para o trabalho, porque você tem um pressentimento de que algo terrível pode acontecer se você não fizer isso.

Existem dezenas de histórias de quando a premonições e pressentimentos, salvaram vidas antecedendo eventos catastróficos como o naufrágio do Titanic e muitos outros. Você provavelmente já experimentou premonições ou pressentimentos pelo menos uma vez em sua vida, ou já ouviu uma história sobre esses fenômenos na família.

Segundo Freud os sonhos constituem uma realização disfarçada de um desejo reprimido, o pai da psicanálise explica que quando você sonha com algo se realizando em seus sonhos significa que você tem um desejo reprimido escondido em inconsciente e quando você entra em sono profundo o seu pré-consciente que funciona como uma barreira entre inconsciente e o consciente, ela relaxa no sono profundo, e assim esses desejos escampam para o consciente e você toma conhecimento deles.

Freud antes de ser o pai da psicanálise ele foi um renomado neurologista e apesar de ser judeu ele não praticava a religião e era ateu, por isso para Freud os sonhos premonitórios e pressentimentos não passavam de problemas não resolvidos na nossa mente que faziam com que o inconsciente tenta-se mandar recados sobre aquilo que nos incomoda.

Para a ciência, mais precisamente na área de neurociência os sonhos premonitórios não passam estímulos aleatórios e não possuem qualquer significado.

Dentro da ciência os sonhos são vistos apenas como descargas biológicas que a nossa mente produz, criadas por momentos de nosso dia a dia.

A verdade é que em pleno século XXI a ciência ainda não conseguiu chegar a uma conclusão do porquê sonhamos e qual é a finalidade dos sonhos, alguns centros de excelência de estudos do sono, afirmam que o cérebro nunca dorme, e enquanto o corpo se recupera, ele faz pequenos filmes porque está entediado ou ocioso, como vocês preferirem.

Já para os espiritualistas os sonhos podem significar reflexos de lembranças da emancipação da alma, encontros espirituais, ou viagens astrais que seu espírito empreende no momento do sono.

A interpretação do sonho pode ser encontrada em várias religiões, mas vamos falar em mais detalhes da interpretação de José sobre o sonho premonitório do Faraó.

Genesis 41

Então o Faraó contou o sonho a José: “Sonhei que estava em pé à beira do Nilo, quando saíram do rio sete vacas, belas e gordas, que começaram a pastar entre os juncos. Depois saíram outras sete, raquíticas, muito feias e magras; nunca vi vacas tão feias em todo o Egito. As vacas magras e feias comeram as sete vacas gordas que tinham aparecido primeiro.

Mesmo depois de havê-las comido, não pareciam que o tivesse feito, pois continuavam tão magras como antes. Então acordei.

José interpretou o sonho premonitório do faraó como sendo sete anos de fartura, seguidos por sete anos de fome, e aconselhou o Faraó a estocar grãos para os sete anos de fome, o que ele fez e quando seu sonho se concretizou, José salvou o povo da fome.

Sonho José do Egito
Sonho José do Egito

E Joana D’arc, ela foi uma camponesa francesa que lutou na guerra dos cem anos, ela tinha sonhos premonitórios, tinha visões com anjos e ouvia vozes.

Vitral Joana D'arc
Santa Joana D’arc

Seus dons premonitórios ajudaram a França e o rei Carlos VII a ganhar diversas batalhas e colocar a França numa vantagem inesperada na guerra, que lhes permitiu fazer um acordo e encerrarem vitoriosos.

Infelizmente Joana não previu o seu próprio fim, foi condenada à morte pela fogueira pela igreja católica que a condenou por servir ao demônio, quando alegava ouvir vozes. Sua morte a elevou ao nível mártir da França e muito tempo depois a mesma igreja que a queimou por heresia, lhe canonizou e depois lhe tornou santa.

O sonhos sempre foram alvo da curiosidade humana, destaca-se em histórias e contos populares, o tema também é explorado pela cultura pop, recentemente a Netflix lançou a serie Sandman.

A serie HQ Sandman foi lançada em 1988, escrita por Neil Gaiman ganhou uma legião de fãs com o passar do anos.

Imagem sandman Netflix
Sandman Netflix

O quadrinho conta a história de Morfeu, o senhor do sonho, que é aprisionado por um homem que tentava comandar a morte.

O motivo do sucesso seria misturar esses dois elementos “morte e sonho”. Bem … os sonhos são capazes de nos avisar de acontecimentos futuros…. trágicos ou não?!

Interpretar os sonhos seria um dom divino? OU fruto de estudos acadêmicos e terapêuticos como estuda a psicanálise?

O que é certo é que o universo onírico fascina e amedronta a humanidade e vai continuar sendo tema de estudo e discursão ou meio de adivinhação.

Mas o que te faz pensar que está acordado? Será que nesse momento você não está apenas repousando enquanto a sua mente está lendo esse artigo, ou será que é a sua alma que está lendo em algum lugar desse mundo?

Ouça nosso Podcast

Curta nosso canal no Youtube


https://youtu.be/pQGe0GDqn04

Deixe um comentário