Você está visualizando atualmente 21 gramas, O PESO DA ALMA.
21 gramas o peso da Alma

21 gramas, O PESO DA ALMA.

Um homem chamado Duncan MacDougall, era um médico que botou na cabeça que a alma tinha peso e que na morte ao deixar o corpo esse peso podia ser mensurado.

Olá, amigos da Paranormal Attack e do Paranoia S/A, hoje estamos aqui para mais um assunto polêmico, afinal se não gerar questionamentos na sua vida, polemica na sua casa e fogo no parquinho, nós não nos interessamos em pesquisar.

Determinado ele mandou construir uma balança de precisão do tamanho de uma cama, capaz de medir mudanças de gramas, quando teve a sua balança em mãos ele foi no hospital atras dos pacientes ideias, eles tinham que ser doentes terminais e com doenças que os debilitassem ao ponto de quase não conseguir se mexer, e claro ele precisava da autorização da família e do paciente, talvez a parte mais complicada do seu projeto, já que o experimento ocorreu no ano de 1901, uma época que as pessoas eram muito religiosas e poderiam achar que o médico queria afrontar Deus com suas pesquisas sobre a alma.

Mas finalmente ele conseguiu seis pacientes que se encaixavam nas suas necessidades cientificas, um diabético, um cardíaco e mais quatro homens que o doutor não especificou os sintomas na sua pesquisa, tudo o que sabemos é que eram todos terminais, e que eram monitorados de perto, quando os enfermeiros percebiam que o paciente estava pronto para fazer a passagem a sua cama era imediatamente transferida para a balança e o médico começava  a monitorar o peso do paciente, antes e depois do partida, e assim o fez com os seis pacientes.

O resultado foi esse, o primeiro perdeu peso, mas depois recuperou, dois perderam peso de imediato após a morte, mas depois de um tempo perderam de novo, o que junto com o primeiro invalidava a pesquisa, o quarto morreu enquanto a balança estava sendo calibrada, o quinto não perdeu nada, mas o sexto perdeu exatamente 21,03 gramas e não recuperou mais, o que fez Duncan acreditar que tinha encontrado o peso da alma.

Duncan publicou a sua tese em 1907, seis anos depois de ter iniciado o experimento, mas a tese segundo seu colegas faltavam provas, números e testes em números o suficiente para que não houvesse duvidas em relação aos resultados, Duncan bateu o pé e afirmou que fez tudo de forma cientifica e não obcecada, e que sim ele prova a existência da alma e mais ainda que ela pesa 21 gramas.

Em 2001 físicos americanos, refizeram a experiencia do médico, mas por questões éticas em vez de usar seres humanos em estado terminal eles usaram uma cabra, um carneiro, sete ovelhas e três cordeiros que para revolta dos protetores dos animais, esses bichos saudáveis foram induzidos a morte apenas para tentar comprovar a teoria da 21 gramas da alma.

Os resultados foram os mais variados desde de nenhuma perda de peso até ganho significativo de peso, coisa que passou de mais de meio quilo e depois voltou ao peso normal do animal.

A repetição do experimento causou muita controvérsia, primeiro porque segundo as principais religiões do mundo só tem alma o seres humanos, porque são a imagem e semelhança de Deus e que o animais não tem alma, apenas um sopro de vida, dada pelo senhor.

As diferenças entre os experimentos são gritantes, o experimento original apesar de ter um método científico ele era baseado em conceitos religiosos, e principalmente ele usou seres humanos, o que seria nos dias de hoje, um escândalo na sociedade médica.

Por isso experimento de 2001 não serve para testar o de 1901, porque ele não leva o conceito religioso e não usa seres humanos em estado terminal que além de antiético é desrespeitoso com a família do paciente, com o próprio paciente que estando em tal situação com certeza não entenderia os motivos de tal teste e poderia aceitar por está confuso dos remédios.

O experimento de MacDougal ganhou adeptos da teoria de que a alma existe e tem peso, esses adeptos vieram depois da pesquisa ser ressuscitada em 2001 fazendo ela ser muito comentada e até defendida na internet, essa discursão toda chamou a atenção do diretor Alejandro Gonzales que dirigiu o filme 21 gramas onde a história foi trazida para o momento atual e o filme lançado em 2004 rendeu duas indicações ao Oscar.

Término aqui com algumas perguntas para vocês, existe alma e se existe ela pode ter peso, comentem, compartilhem, deixem o seu like, se inscrevam no canal, acessem o nosso site o Paranoia S/A.

Até a próxima.

Consultas

Deixe um comentário